Subscribe to my full feed.

terça-feira, abril 11, 2006

Em honra da Nossa Senhora da Piedade


A Festa da Mãe Soberana em Loulé, constitui uma tradição que data do século XVI, um verdadeiro apelo à religiosidade. Trata-se de um espectáculo grandioso, em honra da Virgem Nossa Senhora da Piedade, mais popularmente designada como Mãe Soberana.
O domingo de Páscoa marca o início desta romaria, a chamada Festa Pequena, onde a Mãe Soberana, no seu pesado andor ricamente decorado com ofertas dos crentes, desce da Ermida no Alto do Cerro até à Igreja de São Francisco. A Festa Grande ocorre quinze dias mais tarde, quando o andor, carregado em braços por oito Homens, sobe a íngreme ladeira de regresso à sua ermida. Este adeus constitui um espectáculo digno de ser visto, com muitos milhares de fiéis acenando lenços brancos, com vivas sucessivos à Mãe Soberana, numa despedida cheia de fé que se repete todos os anos.

Oito homens carregam o andor, vestidos a rigor, calças e opas brancas, sobem o íngreme cerro, ao ritmo da música, com a população em verdadeira extasie. Em tempos passados, estes homens eram vistos como seres com capacidades sobre-humanas.
A escalada que dá acesso ao altar da Mãe Soberana é um momento espantoso da fé cristã. Ao gigantesco esforço dos Homens do Andor, alia-se a força espiritual dos muitos fiéis que, em passo vivo e na cadência musical dos homens da banda, vão "empurrando", no calor da fé, calçada acima, o pesado andor da Padroeira.
Esta tradição, que é transmitida de geração em geração, de pais para filhos, tem vindo a perder-se, no entanto, todos esperamos que esta, como muitas outras, volte aos seus tempos áureos.
Viva a Mãe Soberana !

Sem comentários: